
Mudanças estaduais ou mudanças interestaduais, as etapas básicas são as mesmas, separar o que vai, o que não vai, encaixotar com segurança, separar peças delicadas e pesadas, organizar tudo para levar ao caminhão ou outro tipo de veículo de transporte demandado em cada necessidade.
Mas, existem algumas particularidades quando falamos em mudanças interestaduais. A mudança estadual compreende as etapas básicas, embalagem, deslocamento e descarregamento no local de destino. Já a mudança interestadual exige cumprimento de algumas regras, obrigatoriedades reguladas pelos órgãos oficiais como Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e Secretaria da Fazenda.
Trafegar com cargas em rodovias federais, de um estado para o outro, exige documentação para comprovação de origem e destino da carga em deslocamento e em alguns casos, nota fiscal dos bens.
O que mudanças interestaduais exigem na prática.
Além de um planejamento específico para a mudança interestadual, transporte dos bens, a mudança de um estado para o outro transforma a vida das pessoas. Muda a agência bancária, muda a escola dos filhos, mudam os prestadores de serviços, enfim, tudo começa do zero, de novo. Uma nova vida, em uma nova sociedade se inicia.
Se a mudança interestadual for particular, promovida por pessoa física, é necessário apresentar nos pontos de fiscalização uma documentação contendo a descrição de todos os itens em deslocamento, a origem e o destino final da carga, dados do proprietário e da transportadora. Nos casos em que a mudança é promovida por pessoa jurídica, é necessário a apresentação de nota fiscal dos bens em transporte, além das demais informações acima referidas.
Como lidar com as burocracias da mudança interestadual.
Estas questões burocráticas, para proceder com uma mudança interestadual, podem ser uma dor de cabeça para quem está mudando de um estado para o outro, uma vez que neste tipo de mudança já existem diversas outras preocupações para resolver quando se está mudando de uma cultura para outra e uma nova rotina e relacionamentos se constituirão, em uma nova sociedade, como já citamos.
Diante disso, a dica é contratar uma transportadora especializada nesta modalidade de mudanças, que esteja preparada para cuidar e se responsabilizar por todos os trâmites burocráticos necessários. Informar, orientar e no que for possível atenuar ao máximo o envolvimento de quem está mudando.
Procure uma transportadora que tenha experiência, que seja reconhecida pela sua atuação nesta modalidade, que possa promover uma mudança tranquila e segura, fazendo com que sua preocupação seja apenas com sua família e a nova rotina que você irá assumir na nova casa, em uma nova cultura e costumes.