
A mudança internacional gera diversas dúvidas e aquela preocupação comum – entre a maioria das pessoas – de ser muito onerosa. Desta forma, se chegou a sua hora de mudar e o Brasil é o retorno ou seu novo pouso, veja aqui algumas questões que reunimos sobre a mudança internacional.
Primeiramente, recomendamos que tão logo tenha uma previsão de data para que isso aconteça, busque uma empresa reconhecida nesta modalidade de mudanças, para obter informação sobre todas as etapas que envolvem esta operação e que possam lhe auxiliar no planejamento, que é o ponto principal para que tudo ocorra conforme o esperado, sem entraves ou prejuízos.
Quais são os procedimentos indicados para mudança internacional?
1- Frete internacional: Como falamos anteriormente, com a data prevista para realização da mudança, procure com antecedência uma empresa especializada. Faça uma pesquisa e escolha com cuidado, pois o frete faz parte do processo e você poderá negociar os valores e as condições;
2- Documentação: Será necessário reunir documentos obrigatórios para que possa proceder com a mudança:
- Declaração de residência consularizada no Consulado do Brasil. Consularização de documentos significa que o Consulado ou Embaixada do país de destino dará fé ao documento, ou seja, afirmará que é legítimo;
- Comprovante de residência;
- Inventário (listagem) de bens transportados, reconhecido em cartório;
- Cópias autenticadas do passaporte;
- Bilhete da passagem aérea;
- Identidade e CPF.
É recomendado que você faça uma pesquisa sobre a sua situação cadastral no website da Receita Federal, assim se houver qualquer pendência com a documentação, esta poderá ser resolvida a tempo.
3. Preparação da carga: conforme inventário de bens, você deverá embalar e encaixotar os seus pertences, nomear as caixas e discriminar o seu conteúdo, para que a fiscalização saiba o que está sendo carregado. Não há limite de volumes, apenas é importante que cada volume esteja devidamente identificado com o conteúdo. Será necessário informar nestes descritivos um valor para o que está contido nas caixas, o que pode ser feito em dólar ou em real.
IMPORTANTE SABER: Não é possível transportar em mudanças internacionais os seguintes bens: máquinas com motor, veículos, barcos, motos e ainda produtos para venda.
Como acontece a liberação da carga?
A liberação da carga acontece mediante o pagamento antecipado do frete no país de origem. Feito isso, você deverá retirar a documentação original com informações sobre a carga, após o embarque, e procurar um despachante aduaneiro no Brasil, o qual irá lhe ajudar no monitoramento da carga até a chegada ao país.
Além disso, será necessário que antes da chegada, você solicite a remoção desta carga para um terminal próprio especializado em armazenamento de bagagens. Assim, você poderá solicitar o descarregamento da carga, juntar a documentação e iniciar a etapa de despacho aduaneiro junto à Receita Federal.
O que é necessário para retirar a carga no terminal?
No momento de retirada da carga no terminal portuário, você terá de pagar todas as despesas portuárias, como a armazenagem, o descarregamento, a separação da carga e a movimentação.
Feita toda a etapa de retirada no terminal, será necessário o transporte da sua mudança até sua residência. O despachante poderá lhe indicar ou mesmo fazer parte de uma empresa que poderá realizar esta etapa final com êxito pra você.
Nós da Gabardo Mudanças podemos auxiliar você em todo o desembaraço aduaneiro e no transporte até sua residência. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e conheça nossa experiência em mudanças internacionais.